Idosos podem fazer financiamento imobiliário?
Â
Sim! Idosos podem sim realizar financiamento para compra de imóvel, porém tem alguns detalhes que é preciso considerar.
Quem já está na terceira idade e quer comprar um apartamento ou uma casa por meio de um financiamento imobiliário precisa considerar a idade máxima determinada pelas instituições financeiras.
Muitas pessoas deixam para comprar o próprio apartamento no perÃodo de aposentadoria pela estabilidade e pelo sossego dos que querem desfrutar na terceira idade. Além disso, é possÃvel que queiram adquirir novos imóveis, como casas e chácaras. Para tanto, é preciso entender como funciona o limite de idade.
Existem linhas de crédito imobiliário oferecidas por instituições financeiras que são especÃficas para pessoas com idade superior a 60 anos. Os idosos podem ter acesso a financiamento para comprar imóveis com o objetivo de morar ou até mesmo para fins comerciais. Para isso, é preciso não ter restrição de crédito e comprovar que tem renda suficiente para arcar com as parcelas.
As instituições financeiras consideram a expectativa de vida dos brasileiros para fazer o cálculo do prazo de pagamento do financiamento. O financiamento imobiliário geralmente cobre 80% do valor total do imóvel, e o beneficiado tem até 35 anos para pagar de forma parcelada. Já para pessoas acima de 60 anos o financiamento dura no máximo 20 anos.
Segundo a Resolução CNSP nº 205 da Superintendência de Seguros Privados, as instituições financeiras devem liberar créditos de forma que o beneficiado tenha no máximo 80 anos e 6 meses na data de pagamento da última parcela. Ou seja, depende de quanto a pessoa tem disponÃvel mensalmente para pagar as parcelas, qual a sua idade vigente e em quantos anos o financiamento pode ser parcelado.
Além da limitação do prazo de quitação, as possibilidades de tipos de imóveis ficam limitadas porque o valor total liberado pelas linhas de crédito considera a renda mensal dos aposentados.
Além disso, as parcelas do financiamento levam em consideração o seguro de Morte e Invalidez Permanente (MIP). Como as pessoas mais velhas estão mais suscetÃveis a situações que colocam suas vidas em risco, o percentual do MIP costuma ser mais alto.
Apesar das dificuldades, alguns pontos da vida de um idoso podem oferecer vantagens no momento de solicitar um financiamento imobiliário. Quem guardou o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), resultado dos longos anos de trabalho, pode fazer uso desse valor para dar uma boa entrada e assim diminuir a quantia que a instituição financeira vai disponibilizar.
Quanto maior é a entrada, menor é o valor do financiamento, o que é muito importante para os idosos, que não terão direito a prazos longos para quitação da dÃvida.
Embora haja uma limitação do valor emprestado por causa da média baixa da aposentadoria, esse valor fixo mensal que o idoso recebe é uma segurança para as instituições financeiras.
A pessoa aposentada não corre os mesmos riscos de uma pessoa que trabalha com carteira assinada, por exemplo.
Então conte com a nossa equipe para te ajudar nesse processo de compra, sendo você idoso ou não!
*** Marcio Pernice Imóveis ***
A garantia dos melhores negócios!
#corretor #corretoradeseguros #corretordeseguros #corretorimobiliario #corretoronline #corretordebase #corretorconectado #corretoraimobiliaria #corretordeolheiras #corretoraApril #corretordeimoveis #corretoradeimoveis #corretores #corretoresdeimoveis #corretora #corretordeimoveisdeluxo #imobiliária #fnancioamentoimobiliario #imovel #imoveis #casapropria #imóveis #morarbem #imovelavenda #comprarimovel #mercadoimobiliario #vendadeimovel #saiadoaluguel #casaprópria #peruibe #imoveisemperuibe
#peruibeach
#litoralsul
#litoralsp
#imobiliariasemperuibe
Â